Curiosidade Elétrica

Clique na dica abaixo para visualizar:

 

-Dicas para condomínios. 
-Redução de consumos em condomínios. 
-Economize em prédios comerciais. 
-Redução de Consumo - Construções Residências 
-Redução de Consumo - Construções Industriais

Aproveite ao máximo a iluminação natural do ambiente.
Utilize recursos que aumentem a possibilidade de obtenção de iluminação natural: telhas translúcidas, janelas amplas, tetos e paredes em cores claras.
Mantenha as luzes apagadas em ambientes vazios.
Limpe periodicamente, paredes, pisos, tetos, lâmpadas e luminárias, pois poeira e sujeira acumuladas diminuem a eficiência de iluminação.
Rebaixe as luminárias posicionando-as mais próximas da área de trabalho.
Utilize reatores eletrônicos de boa qualidade, tendo em vista o fator de potência.
Utilize refletores espelhados em substituição aos refletores leitosos.
Mantenha ligada apenas a iluminação essencial para a execução do trabalho e a segurança do local.
Divida os circuitos de iluminação, de tal forma a utilizá-los parcialmente, sem prejudicar o conforto.


Curiosidades Ar condicionado

Manutenção do ar, qual a sua importância?

Considerando a qualidade do ar de interiores em ambientes climatizados e sua correlação com a Síndrome dos Edifícios Doentes relativa à ocorrência de agravos à saúde, e considerando também que o projeto e a execução da instalação, inadequados, a operação e a manutenção precárias dos sistemas de climatização, favorecem a ocorrência e o agravamento de problemas de saúde, segue algumas dicas para que você possa evitar inúmeros problemas de saúde:
Curiosidades

Quando falamos em ambientes internos, sabemos que são fontes de contaminação.

Podemos reduzir fontes de contaminação através de uma boa manutenção, assim com certeza estaremos melhorando a qualidade deste ar de interiores.

Bactérias, Poeiras, Fungos, Insetos, adoram se acumular no sistema de ar climatizado.

A Delta Consertos oferece toda a manutenção preventiva para que problemas respiratórios entre outros não aconteça com você, principalmente porque hoje em dia ficamos a maior parte do tempo em ambientes climatizados, e a má qualidade deste ar podem causar inúmeros problemas para a nossa saúde.

Segue abaixo alguns destes problemas que podem causar pela falta de manutenção e limpeza nos ar condicionados:

- Letargia
- Perda de Memória
- Otites
- Pneumonias
- Renites
- Sinusites
- Stress
- Tuberculose
- Amidalite
- Espirros e Corrimento Nasal
- Gripes
- Olhos e Pele extremamente
- irritados
- Falta de Ar
- Alergias Respiratórias
- Dores de Cabeça

 

Dicas

Para evitar que estas doenças ataquem a sua saúde, segue abaixo algumas dicas:

1- Todos os sistemas de climatização devem estar em condições adequadas de limpeza, manutenção, operação e controle, observadas as determinações, abaixo relacionadas, visando a prevenção de riscos à saúde dos ocupantes:

2- manter limpos os componentes do sistema de climatização, tais como: bandejas, serpentinas, umidificadores, ventiladores e dutos, de forma a evitar a difusão ou multiplicação de agentes nocivos à saúde humana e manter a boa qualidade do ar interno.

3- utilizar, na limpeza dos componentes do sistema de climatização, produtos biodegradáveis devidamente registrados no Ministério da Saúde para esse fim.

4- verificar periodicamente as condições físicas dos filtros e mantê-los em condições de operação. Promover a sua substituição quando necessária.

5- restringir a utilização do compartimento onde está instalada a caixa de mistura do ar de retorno e ar de renovação, ao uso exclusivo do sistema de climatização. É proibido conter no mesmo compartimento materiais, produtos ou utensílios.

6- preservar a captação de ar externo livre de possíveis fontes poluentes externas que apresentem riscos à saúde humana e dotá-la no mínimo de filtro classe G1(um), conforme as especificações do Anexo II.

7- garantir a adequada renovação do ar de interior dos ambientes climatizados, ou seja no mínimo de 27 m3/h/pessoa.

8- descartar as sujeiras sólidas, retiradas do sistema de climatização após a limpeza, acondicionadas em sacos de material resistente e porosidade adequada, para evitar o espalhamento de partículas inaláveis.

9-Implantar e manter disponível no imóvel um Plano de Manutenção, Operação e Controle – PMOC, adotado para o sistema de climatização. Este Plano deve conter a identificação do estabelecimento que possui ambientes climatizados, a descrição das atividades a serem desenvolvidas, a periodicidade das mesmas, as recomendações a serem adotadas em situações de falha do equipamento e de emergência, para garantia de segurança do sistema de climatização e outras de interesse, conforme especificações contidas no Anexo I deste Regulamento Técnico e NBR 13971/97 da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
Garantir a aplicação do PMOC por intermédio da execução contínua direta ou indireta deste serviço.

Manter disponível o registro da execução dos procedimentos estabelecidos no PMOC.
Divulgar os procedimentos e resultados das atividades de manutenção, operação e controle aos ocupantes.

A importância da manutenção preventiva no ar condicionado

 

« voltar